Nós da Activesoft estamos preocupados com o momento atual e, juntos a vocês clientes, buscamos soluções para contornar as dificuldades em função da suspensão das atividades presenciais das Escolas e Faculdades.


Listamos neste artigo algumas sugestões para que você aplique de imediato em sua instituição de ensino e consiga minimizar os impactos da suspensão das aulas presenciais:



App Activesoft - Utilizar o aplicativo de comunicação

Para manter a comunicação com os responsáveis e alunos, recomendamos o uso do aplicativo já que ele é utilizado pelos alunos e professores. 


Isto garante que eles receberão as mensagens de forma direta, oficial, e que você poderá inclusive confirmar a leitura por parte deles.


Mais informações:



Envio de email com anexo - Enviar e-mails para os pais e responsáveis:

Consideramos que o e-mail é um canal muito eficaz, uma vez que sempre é solicitado e atualizado durante a matrícula ou renovação de matrícula.


Você pode utilizá-lo para enviar comunicados mas também para enviar documentos anexos como tarefas, roteiros de aula ou links para os alunos estudarem durante este período.


Sua Instituição pode utilizá-lo para reforçar as comunicações feitas por outros canais, garantindo mais alcance.


Mais informações:

  • Como enviar e-mails pelo SIGA 

  • Atualize os e-mails cadastrados para garantir que as mensagens serão recebidas. Você pode divulgar em redes sociais uma mensagem do tipo “responsáveis, caso você não esteja recebendo nossos emails, entre em contato conosco para atualizar o cadastro.”



Google for Education - Substituir as aulas presenciais por uma plataforma online

Esta substituição iria requerer muito planejamento e esforço em períodos normais, mas acreditamos que o momento de crise irá tornar essencial que ela aconteça.


É essencial motivar e buscar o engajamento dos professores, já que eles serão atores principais para o sucesso deste projeto.


A Activesoft indica a utilização do Google for Education, que é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google para que os professores e alunos tenham as salas de aula virtuais. Nelas os professores poderão fazer aulas ao vivo, enviar vídeos gravados, compartilhar textos e apresentações. Poderão até mesmo fazer avaliações e aplicar provas.


Estamos nos preparando para auxiliar você neste processo de adoção, mas já podemos ajudar hoje das seguintes formas:


De uma forma mais rápida, sugerimos também: 



Possibilitar que os colaboradores da Escola ou Faculdade trabalhem em home office

Muitas empresas, incluindo a Activesoft, tiveram que possibilitar o trabalho em home office de forma urgente. Podemos discutir sobre vários assuntos como produtividade do trabalho, marcação de ponto e até motivação das equipes.


Neste momento acreditamos que podemos ajudar mais em assuntos relacionados a tecnologia:

  • Como instalar o SIGA em novos computadores

  • Para clientes que possuem servidor próprio, que realizem a transferência dos dados para a nuvem da Activesoft, garantindo mais segurança e disponibilidade.

  • Utilizar ferramentas de chat corporativo. Na Activesoft, por exemplo, utilizamos o Google Meet para reuniões.



Portal Web - Disponibilizar serviços pela Internet

Mesmo que as atividades internas ainda estejam funcionando, é importante possibilitar que o máximo de serviços possa ser oferecido pelo site, evitando o deslocamento de pessoas pela cidade e a aglomeração de pessoas aguardando atendimento presencial.


Alguns dos serviços disponibilizados no Portal na Internet para os pais e alunos:



Ações para evitar impactos nos recebimentos

Certamente vários responsáveis, principalmente os que trabalhem em atividades autônomas ou informais, terão dificuldades para realizar os pagamentos. Por isso, sugerimos algumas ações que podem diminuir o impacto:

  • Certamente serão feitas muitas negociações e ajustes de vencimento ou desconto, gerando boletos bancários para os responsáveis pagarem. Isto gerará um novo custo com registro junto aos bancos.
    Sugerimos o uso do
    Boleto Integrado ao sistema para que você não tenha os custos das tarifas com o registro, manutenção e cancelamento de boletos.

  • Utilizar o Recebimento Online, no Portal, para que os responsáveis que estejam sem recursos para pagar o boleto façam o pagamento no cartão de crédito.

  • Envio de mensagens com o lembrete dos boletos a vencer. Estas mensagens podem ser enviadas para e-mail ou aplicativo  de comunicação.

Este artigo será atualizado constantemente, sempre que identificarmos outras sugestões para que sua Escola ou Faculdade supere as dificuldades que estamos enfrentando.